segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ray-Ban e Sua História!!

Sua origem data da década de 20, quando a indústria de aviação crescia rapidamente e os países ricos investiam maciçamente no desenvolvimento de aviões para fins militares. As aeronaves eram cada vez mais modernas para a época, mas os pilotos sofriam com a intensa claridade acima das nuvens, que ofuscava os olhos e causava perigosas distorções visuais. Foi então que a Força Aérea dos Estados Unidos fez uma encomenda para a Bausch & Lomb, primeira empresa óptica americana fundada em 1849 por J.J. Bausch e H. Lomb: produzir uma proteção ocular para os seus pilotos de caça, que enfrentavam sérios problemas de visibilidade em virtude dos raios UV. Depois de dez anos de pesquisas intensas, apresentaram, inspirados nas primeiras máscaras criadas para pilotos de avião no início do século passado, os óculos Anti-Glare Aviator com lentes verdes de cristal especial, que refletiam e bloqueavam um alto porcentual da luz visível e também os raios ultravioleta e infravermelho. Eles passaram a fazer parte dos acessórios militares. Somente em 1937 a novidade ganhou o nome de RAY-BAN e começou a ser comercializada em sua versão civil, batizada de Ray-Ban Aviator, com lentes verde-escuras e armação dourada. Os óculos foram batizados com esse nome pois reduziam a incidência de raios UV nos olhos, ou seja, baniam os raios (em inglês Ray-Banner).


A escolha do público-alvo não foi problema: homens de estilo esportivo e pilotos de automóveis, que logo se identificaram com a imagem dos óculos que remetiam a força e coragem. Simples, os óculos eram confortáveis para os olhos e rosto, oferecendo uma visão ampla. Inicialmente, combinava perfeitamente com o jeito viril dos homens da época, mas, com o passar do tempo, assumiu versões diferentes, agradando aos variados estilos de cada geração. E lançando modelos femininos, tão bem-sucedidos quanto os esportivos masculinos. Nos anos 40 surgiram os óculos com lentes espelhadas. Na década de 50 o produto foi posicionado junto ao público não somente como um fator de proteção para os olhos, mas também como símbolo de estilo e bom gosto, tornando-se um acessório fashion. Os óculos ganharam formas grandes, únicas e coloridas, além de muitas linhas e coleções diferentes. Em 1953 a empresa lançou um de seus modelos de maior sucesso: O RAY-BAN Wayfarer. Na década seguinte seu estilo se tornou muito popular junto ao público jovem e entre grandes estrelas do rock, como Lou Reed e Bob Dylan, e estrelas do cinema, principalmente em Hollywood, quando a grife marcou presença em diversos filmes, como The Blues Brothers (Irmãos Cara de Pau), Top Gun (Ases Indomáveis) e, mais recentemente, Men in Black (Os homens de Preto). Nos anos 70, como muitos outros modelos meio esquecidos, voltou às vitrines das ópticas com força revigorada. Milhares de pessoas aderiram à febre das “releituras” e loucas combinações – era o tempo em que tudo passou a ser permitido, após a queda das grandes grifes européias. A RAY-BAN ingressa no novo século com vários lançamentos como: a coleção RAY-BAN Junior para crianças, introduzida no mercado em 2003 com o slogan “My first Ray-Ban” (O meu primeiro Ray-Ban); e os óculos com armações especialmente feitas para lentes de grau. A marca também está ligada intimamente ao esporte, especialmente ao automobilismo, onde desde 2005 é patrocinadora da equipe Honda de Fórmula 1.
E ai, o que acharam????








4 comentários:

Mariela disse...

sou fã do modelo aviador!!!

adorei o seu blog e estou seguindo, siga-me tbm

http://doqueelasmaisgostam.blogspot.com

Geovana Arruda disse...

Obg pela visita em Vegas!!!Fico super feliz em conhecer blogs de gnt da terrinha!!Vai haver um encontro aqui de blogueiras (tem um link em Vegas)Como vou coimeçar a trabalhar não sei se vou participar, mas estou torcendo para que der certo!Amo o modelo Wayfarer...BJOS!!

Carolina Tavares disse...

O Wayfarer é o meu vício! rs
Beijocas

Jéssica Flores disse...

Primeira vez que venho no seu blog, adorei esse post dos óculos Ray-ban, sou apaixonada pelos aviadores! São lindos!!!

Beijos